Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Moita

Largo da Juventude, Alto de São Sebastião
2864-004 Moita
212 899 910 Ext.228
aem.bibliotecas.escolares@aemoita.pt

PERGUNTE À BIBLIOTECA

Neste período de contingência não deixamos de estar contigo.
Se precisas de algum apoio ou recurso

Clique aqui!

Tentaremos ajudar da melhor forma!!

Projeto Cientificamente Provável

    O Projeto Cientificamente Provável " é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. "
 
    O Agrupamento de Escolas da Moita- Escola Secundária da Moita/Biblioteca Escolar integrou o Projeto em 2018/2019, com  turmas do 12º ano de Ciências e Tecnologia e os grupos disciplinares 510 e 520, tendo como parceiros o
 
        - Instituo Gulbenkian de Ciência(IGC)
        - Instituto de de Tecnologia Química e Biológica António Xavier/Universidade Nova de Lisboa (ITQB)
 
    Assim, 92 alunos do 12º ano puderam usufruir de iniciativas,que se constituíram como uma mais-valia para a sua formação pessoal e profissional.Nomeadamente participaram nas iniciativas:
 
        - Visita de Estudo aos laboratórios do IGC e ITQB e realização de trabalhos laboratoriais nos institutos de investigação  científica.
 
        - Job Shadowing (18/12/2018 e 08/04/2019) no IGC: durante um dia inteiro, os alunos acompanharam o trabalho de um cientista do IGC, a fim de compreenderem melhor o que implica ser cientista e fazer investigação científica.

        - Disponibilização de material para atividades laboratoriais na escola (IGC).

 
    Em 2019/2020 a participação foi alargada a turmas de 11º ano de Ciências e Tecnologia, tendo 100 alunos e 7 professores participando na Palestra da Dr. Ana Rita Marques, do Instituto Gulbenkian da Ciência, sob a temática "Ser Cientista",apresentada no auditório da Escola Secundária da Moita.
 
                 
 
    Amostragem de Trabalhos realizados pelos Alunos
 
            1. Drosophila Melanogaster
 
    
 
                2. Tabelas Períodicas
 
 

    

 

 

 

    

    Avaliação do Projeto
    No sentido de recolher dados sobre as atividades e os impactos junto dos alunos, foram realizados inquéritos e recolha de evidências.

        Inquérito 2018/2019
        Inquérito 2019/2020
        Avaliação da palestra "Ser cientista"
 

    Testemunho sobre Job Shadowing
    
    Matheus do 12ºA1:
     “ Opinião sobre a minha experiência
A minha experiência foi bastante interessante e divertida. Consegui aprender muitas coisas novas relativas à disciplina de biologia (coisas que eles me iam explicando de modo a que eu pudesse compreender melhor o que estávamos a fazer e os próprios assuntos que estávamos a investigar) e à área de investigação (poder saber como que um investigador resolve por onde começar, como eles partilham uns com os outros as suas descobertas de modo a se ajudarem,…). Também pude aprender muita coisa sobre o instituo em si, o que foi muito bom, pois, essa informação ser-me-á útil para decidir o meu futuro.
Resumindo, adorei a experiência, se tivesse a oportunidade de repetir, com certeza repetiria. Foi muito bom poder conhecer esta área.”